Posto de Turismo


Turismo- Localização
O Posto de Turismo situa-se na Praça do Município, nas instalações do Auditório Municipal Carlos Paredes. Durante todo o ano podem ser visitadas exposições de artesanato local.

- Horário de funcionamento
Segunda a Sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e ao Sábado, das 10h00 às13h00 e das 14h00 às 18h00.
 
- Morada:
Praça D. Afonso Henriques,1
3650 - 207 Vila Nova de Paiva
Telefone: 232 601 108/ 232 518 924
Fax: 232 609 909
E.mail: turismo@cm-vnpaiva.pt 

 

Gastronomia

 

GastronomiaA gastronomia carece em divulgação o que sobra em apuro palatal: do javali, coelho guisado com carqueja, truta com molho de escabeche, carneiro ensopado, cabrito de caldeirada aos defumados de Pendilhe e doces – papas de relão, pão de ovos e cavacas na Páscoa, caldo de abóbora com leite. Pão é mistura de centeio e milho – que é a broa daqui –, o de centeio é mais para o Outono, pois o milho mói-se com dificuldade, e ainda se encontra um raro trigo de Barrelas. O mel há em Pendilhe e o queijo de cabra em Touro.

Hotelaria

 

A tradição de bem receber os visitantes de forma cativante e hospitaleira, aliada à capacidade de Hotelaria satisfazer todas as exigências e necessidades  do turista, fazem das Terras do Alto Paiva um lugar para mais tarde recordar.
Podendo usufruir de boas condições de alojamento, de acordo com a disponibilidade de cada carteira, o visitante/turista poderá pernoitar nas seguintes unidades hoteleiras:
   
A Estalagem Mira Paiva, é a principal unidade hoteleira num raio de 30 quilómetros, situando-se numa área reservada por entre pinhal e o rio Paiva. Os acessos ao empreendimento estão facilitados através da EN 329 a partir de Viseu e da EN 225 proveniente de Lamego, à distância de 35 km. Tem 23 quartos, com TV satélite, aquecimento central, ar condicionado e minibar, piscina ao ar livre, parque infantil e espaços verdes, além de esplanada com vista para o rio. A gastronomia de tradição local está representada em vários pratos, entre os quais se destaca a truta em molho de escabeche.

Saiba mais

Turismo Ambiental


- Parque Botânico Arbutus do Demo


Turismo AmbientalÉ um dos projectos emblemáticos do concelho de Vila Nova de Paiva e, seguramente, um dos mais importantes e significativos entre os desenvolvidos nas últimas décadas. Sobretudo pelo seu carácter pluridisciplinar, abrangendo as áreas do ambiente, do lazer, do turismo, da cultura e até da ciência.

O Parque, onde se encontra reunido mais de um milhar de diferentes espécies botânicas, dispostas por famílias, usos etnobotânicos e industriais, propriedades medicinais e características aromáticas.está instalado nos terrenos do antigo Viveiro Florestal de Queiriga. Do abandono passou-se à reabilitação, em resultado de uma parceria no âmbito do Programa Interreg III B Sudoe, em que participam o Município de Vila Nova de Paiva e os promotores Beirambiente (Guarda), Espanha (Burgos) e França (Chaise Dieu).

Um espaço onde podem ser admiradas desde as pequenas briófitas às gigantescas Sequoia sempervirens, numa notável harmonia estética e ambiental.
O Arbutus do Demo foi pensado e criado para responder de uma forma integrada, moderna e arrojada à procura de espaços de encontro entre motivos étnicos e técnicas artesanais.
A estratégia assenta na reconstrução fiel da paisagem natural e antropogénica das terras altas do Paiva, num projecto de recuperação em que foi desejado e possível modernizar infra-estruturas no respeito pela história e passado do espaço, mantendo o sistema de águas residuais e de rega, as edificações originais e a estrutura arbórea.

A presença de uma linha de água com plantas autóctones, de um prado de aluvião natural e de um pequeno lago onde as espécies animais ripícolas se associem, asseguram alguns dos pólos de interesse do parque.
O visitante encontra ainda algumas estruturas de apoio, desde uma sala de interpretação audiovisual, a um pequeno parque infantil, parque de merendas, cais para pesca e um parque astronómico.
O pastoreio e a apicultura são actividades a desenvolver no âmbito do Parque e, com o objectivo bem definido de conferir maior visibilidade ao espaço e dinamizar a actividade dos artesãos locais, está prevista a produção e comercialização, na forma de merchandising, de produtos endógenos derivados da transformação de plantas, cogumelos e mel.

Turismo de Aventura

 

- Karting


KartingDiver-Karting é uma das mais recentes atracções de Vila Nova de Paiva. Trata-se de um novo equipamento dirigido muito particularmente para os amantes do automobilismo e das emoções que a condução de um kart seguramente provoca.

Situa-se junto ao Parque Industrial de Vila Nova de Paiva e procura, sobretudo, servir e atrair praticantes da região.
A pista tem uma extensão de 920 m e uma largura constante de 8,20 m, sendo a primeira do género no distrito de Viseu.
O complexo estende-se por um área de quase 24 mil m 2 e inclui as adequadas estruturas de apoio, como boxes, oficina, parque de estacionamento, café/snack-bar e ainda salões de jogos e de festas.
Cumpre todos os regulamentos e normas técnicas da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, o que lhe permite vir a receber provas do campeonato nacional.

Turismo Cinegético


- Caça e Pesca


Caça e Pesca“Região admirável é esta para uma e outra cousa. Nos montes, se criam com abundância lebres, coelhos e perdizes; nas matas e pinhais, a rola; nos campos, as codornizes; e na serra, além da perdiz, a galinhola, os pombos e os patos bravos.
Há grande abundância de caçadores locais; mas não são sós a bater o monte e a enfeitar o cinturão. Vêm de longe caçar no mesmo terreno. Caravanas de automóveis que não só de homens, se encontram alinhados no terreno da caça, ao lado da estrada onde aquela é farejada. (…)
A pesca foi no passado abundante e de superior qualidade. O Paiva é o clássico rio da saborosa e apreciada truta. É especialíssima a que se pesca nos seus afluentes e nos córregos que para eles caminham, sobretudo no rio Covo. Tê essas trutas uma cor salmonada, de carne mais rija e saborosa. A razão é porque vivem em água mais fria.
Além da truta, há abundância de bordalos e bogas e ainda o eirós, não menos apreciado que a truta.”

C. Manuel Fonseca da Gama, Terras do Alto Paiva, Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, 1940, p. 294.

Saiba mais

Contacto
Município de Vila Nova de Paiva
(Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas)
Vila Nova de Paiva - Turismo


Município Vila Nova de Paiva

Praça D. Afonso Henriques 1
3650-194 VILA NOVA DE PAIVA
( Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas )
232 609 900
232 609 909